
Suscitar o questionamento do papel dos discentes enquanto cidadãos e futuros profissionais na questão da degradação ambiental. Este foi o principal objetivo da palestra “Degradação de Áreas Urbanas Periféricas do Município de Belém – PA”, proferida pela profª Ana Júlia Barbosa, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Na ocasião, foi repassado aos alunos o conceito de degradação ambiental e suas diversas vertentes.
Como principal fator gerador da situação está a ação antrópica, seja por meio da ocupação irregular das áreas urbanas e o crescimento populacional desordenado, seja por meio da falta de programas eficientes para educação ambiental. Foram apresentados também alguns agentes agravadores como coleta e tratamento deficiente de esgoto e lixo. Consciência ambiental, respeito ao meio ambiente e políticas públicas eficientes são algumas das medidas necessárias para a solução do problema.
Algumas áreas periféricas receberam atenção especial devido ao grande número de focos degradados, como os bairros do Jurunas, Cremação, e a Estrada Nova, onde a situação influencia principalmente na qualidade da saúde da população.
O evento aconteceu na manhã de hoje, dia 13 de maio, no Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT / UEPA, e fez parte da programação do último dia das atividades do I Encontro de Discentes para Estudos Ambientais, realizado pelos alunos do 4° ano do curso de Engenharia Ambiental.
“A participação dos alunos alcançou as expectativas, principalmente nos minicursos, onde os ministrantes elogiaram o engajamento dos mesmos nos trabalhos desenvolvidos”, comemorou Thirça Lobato, aluna que fez parte da organização do evento.
O bom andamento das atividades no primeiro ano do evento abriu caminho para que o encontro passe a fazer parte do calendário acadêmico do CCNT. Já está programada uma segunda edição para 2010 e a expectativa é que haja uma edição do EDEA a cada ano.
fonte: http://www2.uepa.br
0 comentários:
Postar um comentário